segunda-feira, 30 de maio de 2016

Verdades sobre a tentação



Verdades em Tiago 1.12-15:

1. Todos nós somos tentados (v.12);

2. Podemos suportar a tentação (v. 12);

3. Deus não pode ser tentado pelo mal (v.13);

4. Deus a ninguém tenta (v.13);

5. Somos tentados por meio da cobiça (v. 14);

6. A cobiça atrai e seduz (v. 14);

7. Depois de ser atendida, a cobiça gera o pecado (v.15);

8. O pecado mata (v.15).

terça-feira, 17 de maio de 2016

Meu mais novo blogue: Pedagogizando com Cristo


Meus diletos leitores, acabamos de criar outro blogue, ou seja, o Pedagogizando com Cristo: pensando uma pedagogia fundamentada em Jesus. E, como o próprio título sugere, este blogue terá como fundamento primacial a pedagogia de Jesus. Esperamos que seja de bênçãos para as nossas vidas.

Em Cristo,

João Paulo Souza 

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Vencendo cavalos

Por João Paulo Souza


Lendo um pouco as Escrituras Sagradas, achei-me atraído pela história do profeta Elias. Dentre alguns grandes feitos deste profeta, um, em especial, despertou minha atenção: "É possível, numa corrida ininterrupta de 40 km, alguém correr mais que cavalos robustos e velozes?". 

De acordo com o site Guia de Guimarães, os cavalos mais velozes do mundo são os Quarto de Milha, podendo chegar a 75 km/h. Sem dúvida, não temos certeza se os cavalos do carro de Acabe (1 Reis 18.44-46) eram dessa raça, mas certamente eram de guerra, isto é, animais muito fortes e velozes.

Por sua vez, qual foi a maior velocidade que uma pessoa já alcançou, correndo a pé? Segundo o site Mundo Estranho, apenas dois homens, desde que se tem registro, conseguiram alcançar a marca de 43,9 km/h. São eles: Maurice Greene e Usain Bolt. O primeiro conservou essa velocidade por 10 m; o segundo por 30.

Embora não haja nenhum registro detalhado sobre a corrida de Elias, as Escrituras revela-nos algo extraordinário sobre esse profeta. Pode um ser humano correr mais que um cavalo de guerra? Segundo a Bíblia, sim. Elias, o tesbita, foi o autor dessa proeza! 

A Bíblia conta-nos que Elias correu, ininterruptamente, mais que os cavalos de guerra de Acabe por 40 km de distância, ou seja, do Carmelo a Jezreel (1 Reis 18.46). Diante deste milagre, perguntamos: "De onde lhe veio essa monstruosa capacidade?" O texto em tela explica: "A mão do SENHOR veio sobre Elias". Trocando em miúdos, o profeta chegou no pódio porque sua força vinha de Deus!

Na corrida da vida, amados leitores e leitoras, "cavalos grandes e robustos" tentam nos vencer. Eles são muito fortes, é verdade. Às vezes, deixam-nos ansiosos e desanimados. Por vezes, pensamos em desistir. Mas não desistamos, porque o Senhor nos dará força no momento certo: 

"O poder do SENHOR veio sobre Elias, e ele, prendendo a capa com o cinto, correu à frente de Acabe [ou seja, dos cavalos que puxavam o carro do rei de Israel] por todo o caminho até Jezreel" (1 Reis 18.46, NVI, grifo nosso).