quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Enquanto calei os meus pecados


Por João Paulo Souza




A história humana é permeada por acontecimentos nefastos. Estes nem sempre são influenciados diretamente pelo pecado, mas acontecem na vida das pessoas simplesmente por causa de sua suscetibilidade existencial. Todavia, nada é tão danoso quanto à violação da vontade de Deus.

No Éden, após pecarem, nossos pais esconderam-se de Deus, fugindo de Sua presença (Gênesis 3.8). O pecado golpeou-lhes a consciência outrora santa. Nessa ocasião, Adão e Eva foram, de súbito, assaltados pelo sentimento de culpa e de medo. Veja o que disse Adão, ao ser procurado pelo Senhor: "Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi" (Gênesis 3.10).

Assim como Adão e Eva, muitas pessoas continuam pecando e escondendo-se do Criador. Quem assim pensa nunca obterá a paz perfeita em seu coração: "Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia" (Salmo 32.3). Não pense o pecador que, após transgredir os mandamentos de Deus, poderá autoperdoar-se, achando que estará resolvido o problema da culpa em sua consciência. Não! Essa forma de pensar é antibíblica!

O melhor caminho para que o pecador se reconcilie com o Senhor é fazer confissão de seus pecados a Deus e, em seguida, abandoná-los para sempre (Provérbios 28.13). Caso o transgressor não queira reconhecer os seus erros, a mão do Justo Juiz pesará cada vez mais sobre ele: "Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio" (Salmo 32.4).

Baseado nessas passagens bíblicas, penso sobre a realidade de muitos crentes espalhados nas igrejas evangélicas do Brasil e do mundo. Quantos não estão com sua consciência ferida pelo pecado, precisando, urgentemente, do perdão divino? Mas como serão perdoados, se não confessam suas imundícias Àquele que tem o pleno perdão em suas mãos?

Por fim, encerro esta postagem, fazendo esta confrontação: "Vale a pena ficar escondendo os próprios pecados diante das pessoas, se os ouvidos e os olhos do Senhor estão por toda parte (Salmo 94.9; 139.7-10) e, no tempo certo, caso não haja arrependimento genuíno e produção de bons frutos, Ele mesmo lançará no lago de fogo e enxofre todos os que vivem na Terra desobedecendo à Sua Palavra?".

Nenhum comentário: