segunda-feira, 2 de maio de 2016

Vencendo cavalos

Por João Paulo Souza


Lendo um pouco as Escrituras Sagradas, achei-me atraído pela história do profeta Elias. Dentre alguns grandes feitos deste profeta, um, em especial, despertou minha atenção: "É possível, numa corrida ininterrupta de 40 km, alguém correr mais que cavalos robustos e velozes?". 

De acordo com o site Guia de Guimarães, os cavalos mais velozes do mundo são os Quarto de Milha, podendo chegar a 75 km/h. Sem dúvida, não temos certeza se os cavalos do carro de Acabe (1 Reis 18.44-46) eram dessa raça, mas certamente eram de guerra, isto é, animais muito fortes e velozes.

Por sua vez, qual foi a maior velocidade que uma pessoa já alcançou, correndo a pé? Segundo o site Mundo Estranho, apenas dois homens, desde que se tem registro, conseguiram alcançar a marca de 43,9 km/h. São eles: Maurice Greene e Usain Bolt. O primeiro conservou essa velocidade por 10 m; o segundo por 30.

Embora não haja nenhum registro detalhado sobre a corrida de Elias, as Escrituras revela-nos algo extraordinário sobre esse profeta. Pode um ser humano correr mais que um cavalo de guerra? Segundo a Bíblia, sim. Elias, o tesbita, foi o autor dessa proeza! 

A Bíblia conta-nos que Elias correu, ininterruptamente, mais que os cavalos de guerra de Acabe por 40 km de distância, ou seja, do Carmelo a Jezreel (1 Reis 18.46). Diante deste milagre, perguntamos: "De onde lhe veio essa monstruosa capacidade?" O texto em tela explica: "A mão do SENHOR veio sobre Elias". Trocando em miúdos, o profeta chegou no pódio porque sua força vinha de Deus!

Na corrida da vida, amados leitores e leitoras, "cavalos grandes e robustos" tentam nos vencer. Eles são muito fortes, é verdade. Às vezes, deixam-nos ansiosos e desanimados. Por vezes, pensamos em desistir. Mas não desistamos, porque o Senhor nos dará força no momento certo: 

"O poder do SENHOR veio sobre Elias, e ele, prendendo a capa com o cinto, correu à frente de Acabe [ou seja, dos cavalos que puxavam o carro do rei de Israel] por todo o caminho até Jezreel" (1 Reis 18.46, NVI, grifo nosso).

4 comentários:

Joanes Ferreira disse...

Meu nobre João Paulo,Gostei do seu blog sempre quando vc publicar alguma matéria manda para mim,fica na Paz do Senhor Jesus.

João Paulo Souza disse...

Meu amigo Joanes,

A paz do Senhor!

Agradeço sua visita e incentivo. Avisarei, sim.

Abraço!

Edson jose Virgulino disse...

Meu amigo João Paulo vc é uma pessoa muito especial e gostei muito do seu blog ! Meus parabéns 😤 sempre que tiver alguma postagem mim atualize amem !!!!

João Paulo Souza disse...

Caro irmão Edson,

A paz do Senhor!

Agradeço por visitar o nosso blogue. A cada postagem, sim, o atualizarei.

Abraço!