terça-feira, 12 de abril de 2016

Posso todas as coisas naquele que me fortalece?!

Por João Paulo Souza



No meio evangélico, há algumas pessoas que gostam de proferir frases de efeito. Uma delas é "posso todas as coisas naquele que me fortalece", que está em Filipenses 4.13. Mas, observando esta frase, será que podemos todas as coisas mesmo? A quais "coisas" o apóstolo está se referindo?

Ao ler as Escrituras, devemos ter cuidado quanto à sua interpretação. Um princípio básico relativo à interpretação bíblica é que nenhum texto isolado pode ser considerado como doutrina. Ao contrário, para entendermos apropriadamente as passagens da Bíblia, precisamos considerar os seus contextos imediatos e remotos.

Quando analisamos Filipenses 4.13, para o bom entendimento do que Paulo quis dizer neste versículo, carecemos de ler os versículos anteriores. Nos versículos 11, 12 e 13, o apóstolo dos gentios diz:

"Não digo isso por causa de alguma necessidade, pois já aprendi a estar satisfeito em todas as circunstâncias em que me encontre. Sei passar necessidade e sei também ter muito; tenho experiência diante de qualquer circunstância e em todas as coisas, tanto na fartura como na fome; tendo muito ou enfrentando escassez" (Almeida Século 21).

Somente depois de falar essas palavras é que Paulo afirma: "Posso todas as coisas naquele que me fortalece". Portanto, o que esse servo de Deus disse foi que, independente da situação em que estivesse passando, Deus o ajudaria a superá-la e o ensinaria a vivê-la para a glória de Cristo.




Nenhum comentário: