quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Jogral: Porque sou crente


Por Everton José Santos Paula




Sugestão : Os participantes entram cantando o refrão do hino PORQUE SOU CRENTE do cantor   Jair Santos

Ser crente salvo é bom demais 
Minh'alma canta cheia de paz 
Nada me prende ao mundo aqui
 Jesus  vem breve e eu vou subir

Voz Oculta: Queridos irmãos e irmãs, estamos vivendo, nos dias atuais, o evangelho das facilidades. Alguns cristãos, e muitos daqueles que vêm à igreja para adorarem a Deus, possuem uma visão distorcida do que é ser crente em Cristo. Diante dessa realidade, se nesta noite fosse lhe perguntado: Por que você é crente? Qual seria sua resposta? Talvez alguns irmãos revelariam alguma inclinação ao materialismo, outros ao egoísmo, outros ficariam com meias verdades, e ainda outros dariam uma resposta coerente. Nesta noite, o Espírito Santo de Deus deseja te dar a resposta correta para essa pergunta. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às Igrejas!


Todos: Por que eu sou crente? Por que você é crente? Por que somos crentes?

1 - Queridos irmãos, esta é uma pergunta que se fosse feita a nós que aqui estamos, sem dúvida, muitas seriam as respostas. Uns e outros diriam:

2 - Eu sou crente por que estou com problemas de saúde e, então, aceitei Cristo para ele me curar.

3 - Eu sou crente, por que eu quebrei financeiramente, e vi meu vizinho que estava na mesma situação que eu enriquecer de novo quando se tornou um crente.

4 - Eu sou crente por que meu cônjuge me deixou e agora estou procurando reatar novamente meu casamento. E sendo crente, Deus vai me ajudar.

5 - Eu sou crente por que vi um(a) jovem muito lindo(a)  que faz parte nesta congregação e estou interessado(a) nele (a) . E por isso me tornei crente para conseguir namorar com ele(a).

 6 - Eu sou crente por que fui um cantor famoso no mundo, hoje já não faço mais tanto sucesso como antes, e agora quero fazer sucesso entre o povo de Deus. Para isso, falarei como crente, vestirei com crente cantarei para crente sem, contudo ser crente , tudo isso a fim de alcançar meus objetivos.

Todos : Estas são respostas dadas por pessoas materialistas ou humanistas cujo objetivo é somente massagear o ego. Pessoas estas, recém chegadas na Igreja, que ainda não entendem o verdadeiro sentido da expressão ser crente. No entanto, como responderia os cristãos com mais tempo de crente?

1 - Eu sou crente por que temo o inferno e não quero ir para lá.

2 - Eu sou crente por que acho bonita a forma como os crentes se vestem, como os pastores pregam.

3 - Eu sou crente por que gosto de receber elogios, lisonjas, do Pastor da congregação e título de esforçado.

4 - Eu sou crente por que aqui é a Igreja mais rígida e correta que conheço.

5 - Eu sou crente por que é tradição da família, meus bisavós eram, meus avós  e meus pais também.

6 - Eu sou crente por que aguardo um milagre de Deus de cura em minha vida.

Todos : A visão de tais crentes ainda está deturpada quanto ao conhecimento da razão verdadeira de ser um cristão. Então, porque devemos ser crentes?

1 – Porque certa feita, depois de Jesus dar um duro sermão, muitos lhe disseram: Duro é este discurso, quem o suportará. E muitos foram embora por não suportarem a dureza da mensagem que ele lhes transmitia.

2 – Porém, Jesus olhando para os seus discípulos, disse-lhes:  “E vocês não querem ir também com eles?

3 - E, Pedro ousadamente, falou antes que todos: "Para onde iremos nós, Senhor,  Se só tu tens a palavra de vida eterna.

4 - Jesus afirmava que muitos daqueles que estavam ao seu redor, o seguiam apenas pelo pão que perece. Eles apenas desejavam que as suas necessidades fossem supridas e nada mais. Ainda hoje existem pessoas assim, são crentes por conta de uma necessidade material.

5 - Estes muitas vezes perderam seus bens materiais, saúde e sucesso nos negócios. E procuram uma igreja com o objetivo de recuperá-los.

6 - Não sabem eles que ser crente, às vezes, não é indício de que uma pessoa será próspera materialmente na Terra. Ser crente nem sempre é sinônimo de ostentação. Às vezes, os crentes passam dificuldades, provações, doenças fome e até mesmo necessidades financeiras. Mas, então, qual será a verdadeira razão de sermos crentes?

Todos: Sabe por que somos Crentes?

1- Somos crentes por que ouvimos a voz do Senhor Jesus e não fomos rebeldes ao seu chamado.

2- Por que somos grandes pecadores, necessitando assim de um Grande  Salvador!

3 -  Somos crentes por que ele nos escolheu e nos disse que fossemos  para darmos frutos e que os frutos permanecessem.

4 – Somos crentes, por que o Senhor Jesus nos escolheu para adorar e glorificar o seu santo nome.

5 - Somos crentes para testemunhar aos homens que Ele salva, cura, liberta e leva os homens e mulheres para os céus!

6 - Somos crentes por temos em nossos corações a certeza da salvação e não apenas para termos nossas questões humanas resolvidas.

Todos: Somos crentes para que o Senhor Jesus seja em tudo exaltado em nossas vidas.

1 e 6: Eu sou crente por que sei que Jesus Cristo morreu por mim e vai me levar para o céu.

2 e 5 : Eu  sou crente porque tenho o nome escrito no livro da vida; Eu sou crente por que fui lavado no Sangue do Cordeiro.

3 e 4 : Eu sou crente por que sei que dinheiro, fama, riqueza, bens materiais, saúde e aplausos, tudo isso, um dia se acabará.

TODOS : Todas essas coisas são efêmeras para nós. Vivemos neste mundo como estrangeiros, pois a nossa pátria esta nos céus, a qual o nosso Senhor Jesus foi preparar.

1- Nas Mansões Celestiais.

3- Nos aguardam.

2- Um lar de  Glória e Esplendor.

4- Para nós, os  crentes.

6 - Que amamos o Senhor.

5 – E esperamos com perseverança a sua vinda!


Todos : Sabe por que  somos   crentes? Para um dia deixarmos esta terra para nos encontrarmos com o Senhor nos ares. E ainda que venham as angustias, as tribulações, a fome, a nudez, o desemprego, o perigo, a doença ou mesmo a morte, nenhuma destas coisas nos impedirá de sermos vitoriosos por meio daquele que nos chamou! Por isso somos crentes!

1 - Por estas razões eu,

2 – Você, Igreja!

3 - Nós Formandos do Discipulado!

4 - Somos e devemos ser crentes!

5 - Sim, Crentes!

6 – Salvos em Cristo Jesus.


TODOS : E Crentes Fiéis ao Senhor Jesus!

Todos saem cantando novamente o refrão inicial.


O segredo da apresentação de um jogral está na dedicação, oração e consagração dos seus recitadores. Portanto, dedique-se em dá o seu melhor.Ore para que o Senhor opere no seio da igreja e consagre-se para que Deus apareça em sua vida durante a apresentação!

Nenhum comentário: