quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Dicas básicas para quem deseja escrever bem


Para escrever eficazmente, além de dominar razoavelmente - pois não precisa ser expert no assunto - as regras gramaticais e de cultivar o hábito diário ou frequente de leitura de variadas fontes de conhecimento, o escritor, basicamente, deve atentar para alguns requisitos fundamentais. 

Logo abaixo, há algumas perguntas indispensáveis que o escritor deve se fazer, antes de escrever:

1) Qual a real motivação que está me impulsionando a escrever sobre isto?

2) Tenho conhecimento suficiente para discorrer sobre esse assunto?

3) Minha abordagem é coerente com a realidade histórico-social de meus leitores? Tem alguma ligação com sua vivência?

4) Quem é o meu público-alvo?

5) Qual linguagem devo utilizar? 

6) Devo fortalecer o meu texto com ilustrações ou não?

A bem da verdade, existem inúmeros requisitos para os quais quem almeja ser um bom escritor deve atentar.

João Paulo M. de Souza

Nenhum comentário: