sexta-feira, 17 de agosto de 2012

"Disciplina: Além da Punição"


"Ao ouvir a palavra disciplinar, qual o primeiro significado que lhe vem à mente? Muitos pensam rapidamente em imagens de espancamento, castigo de ficar em pé olhando para a parede ou privação das atividades favoritas. Na verdade, a definição correta, segundo o Dicionário Aurélio, é 'fazer, obedecer ou ceder; acomodar, sujeitar e corrigir'. A palavra disciplinar vem do latim discipulus, de onde também provém a tão conhecida palavra discípulo. Que imagens a palavra discípulos traz à sua mente? Os doze fiéis seguidores de Jesus, dedicados a seguir seu caminho e aprender com Ele? Perspectiva um tanto diferente da que pensamos para nossos filhos, não?

[...] A definição para discipular é 'treinamento que desenvolve o autocontrole, caráter, bom comportamento e eficiência'. Não é o que realmente desejamos para nossos filhos, mesmo através da correção? Precisamos observar a disciplina em duas categorias principais. Primeiro, a disciplina que conferimos aos nossos filhos, a qual inclui exemplo, ensino e também a correção. Segundo, precisamos ajudar os nossos filhos a desenvolver a autodisciplina." *
 ______________________
* HUDSON, Kathi. Criando os Filhos no Caminho de Deus: Um guia bíblico para os cristãos. Rio de Janeiro: CPAD, 1997, p. 265, 267.     

Nenhum comentário: