ADMOESTAÇÃO

ADMOESTAÇÃO

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Lançai sobre Ele toda a vossa ansiedade

A inquietação é um estado emocional inerente ao homem. Não foi proferida a esmo a expressão de Jó: “O homem, nascido de mulher... é cheio de inquietação” (Jó 14.1). Esse momento é muito delicado, pois, caso haja abusos emocionais por parte de quem o está experimentando, os seus efeitos poderão ser irremediáveis – a melhor maneira de lidar com isso é confiar em Deus.

O homem “sai como a flor e se seca; foge também como a sombra e não permanece” (Jó 14.2), a coroa da criação de Deus é por si mesma volúvel: “(...) Deus fez ao homem reto, mas ele buscou muitas invenções” (Ec 7.29). Isso quer dizer que, depois da queda (Gn 3), ficamos, de certa forma, reféns de sentimentos e sensações outrora nunca experiementados, percepções desagradáveis.

Mas, o que fazer ante à realidade do tema proposto – a ansiedade? O Consolador Jesus desanuvia-nos a alma: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim” (Jo 14.1). O mesmo Senhor surrurra aos nossos ouvidos: “(...) as coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus” (Lc 18.27).

Há situações na vida em que, a despeito de possuírmos certos conhecimentos bíblicos acerca delas, ficamos à mercê, nem que seja por um segundo, da ansiedade. Apesar disso, não há outra alternativa senão atentarmos para o que diz a Bíblia: “Lançando sobre ele toda vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1 Pe 5.7).

Em Jesus Cristo,

João Paulo M. de Souza

Nenhum comentário: