quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Apenas com a ajuda de Deus podemos vencer às tentações


Vencer às tentações é muito difícil, mas não é impossível: Deus é fiel para prover ajuda na hora certa, ou seja, Ele sempre mostrará uma porta de escape para os seus amados (1 Co 10.13). No Salmo 124.7, está escrito: "A nossa alma escapou, como um pássaro do laço do passarinheiro; o laço quebrou-se, e nós escapamos".

Outro modo de nos livrarmos das ciladas tentadoras é imitando Jesus (Ef 5.1), pois, este, sendo tentado, venceu o Diabo (Mt 4.1-11). Que grande exemplo para nós outros, não acha?

Na cruz do Calvário, o Senhor efetuou o Milagre da Expiação, isto é, "Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus" (1 Pe 3.18). Por inferência, podemos imaginar, ainda que limitadamente, quão complicado foi para Ele resitir às tentações, sobretudo no que diz respeito às afrontas, ao vitupério, ao desprezo etc. Todavia, recebeu um lugar de honra ao lado do Pai (At 7.55, 56), como também exaltação soberana (Fl 2.9-11).

Como Jesus resistiu e venceu às tentações que lhe sobrevieram, nós também poderemos seguir os seus santos passos (Jo 13.17). Além disso, podemos ser ricamente retribuídos: "Bem aventurado o varão [ou varoa] que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam" (Tg 1.12).

Em presença de Deus,

João Paulo M. de Souza

Nenhum comentário: