domingo, 19 de junho de 2011

Eu digo NÂO ao show gospel! E você?

É bonito cantar “Acabe o show, restaura o louvor”. Mas os próprios adoradores-astros que dizem isso são os primeiros a incentivarem os shows, confundindo-os com os cultos a Deus.

Há algum tempo, fazíamos questão de distinguir culto de show. Hoje, graças aos tais adoradores-astros ou cantores-ídolos, empregamos um termo pelo outro com a maior naturalidade. No vídeo abaixo vemos um culto (culto?) evangélico (evangélico?), quer dizer, um show (show?) mundano (mundano?). Não sei exatamente como descrevê-lo. Vemos um palco, cantores e músicos agindo como astros, parafernália musical, plateia animada e irreverente, luzes coloridas, danças e alguém famoso andando como um animal quadrúpede...



Num outro vídeo, vemos um show (show?) mundano (mundano? Sei lá!). As características acima se repetem: palco, cantores e músicos agindo como astros, parafernália musical, platéia animada e irreverente, luzes coloridas, danças e alguém um pouco mais (quer dizer, bem mais) famoso andando como um animal quadrúpede...


 
Quase todos os elementos do culto (culto?), quer dizer show mundano (mundano?), estavam no show evangélico (evangélico?), quer dizer culto... Ih, agora não sei mais onde começa um e termina o outro! Meu Deus, onde isso vai parar?!

Há algum tempo, certo repórter de TV referiu-se a um culto (culto?) evangélico (evangélico?) da seguinte forma, enquanto o cinegrafista mostrava jovens vestidos exoticamente: “Você pensa que essa multidão veio assistir um show dos Guns’n’Roses? Não, eles vão participar de um culto evangélico!”

Que de fato acabe o show! Por quê? Porque culto a Deus significa adorar ao Senhor em espírito e em verdade, apresentando-se a Ele, e somente a Ele. E show denota receber glória dos homens, apresentando-se a uma plateia eufórica de fãs (como se vê na foto acima). Show significa dar às pessoas o que elas querem: a satisfação da carne. Culto significa dar a Deus o que lhe pertence: todo o louvor.

Eu digo NÃO ao show gospel! E você?

Nenhum comentário: