terça-feira, 1 de março de 2011

Resposta da enquete: Os anjos possuem alma?



Na Bíblia, os anjos são apresentados como seres angelicais. Sendo seres celestes, eles não necessitam da matéria para viver, isto é, do corpo físico. Ainda que, em algumas passagens bíblicas, os mesmos apareçam em forma humana (Gn 19.1-3), essas aparições não são regra geral, porque, geralmente, os anjos manifestam-se através de visões e de sonhos (At 10.3; Dn 4.13; Mt 1.20, 24).
Mas a pergunta da enquete é: “Os anjos possuem alma?”. A resposta é não! Eles possuem apenas espírito. “Não são, porventura, todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação” (Hb 1.14, grifo nosso). Portanto, não se engane!
Aproveitando a oportunidade, a adoração de anjos é condenada na Bíblia. Observe o que aconteceu com João, o apóstolo: “E eu lancei-me a seus pés [do anjo] para o adorar, mas ele disse-me: Olha, não faças tal; sou teu conservo e de teus irmãos que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecial” (Ap 19.10). Se algum incauto ou apóstata quiser persuadi-lo (a) a adorar anjos, não caia nessa falácia. “Ninguém vos domine a seu bel-prazer, com prestexto de humildade e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão” (Cl 2.18).
No Senhor Jesus,
João Paulo M. de Souza


5 comentários:

Anônimo disse...

Se eles nao tem alma, pq lucifer se rebelou contra Deus? e é na alma que esta nossos sentimentos e isso foi um sentimento me explique.

João Paulo Souza disse...

Caro (a) anônimo (a), mostre-me um versículo bíblico que afirme que os anjos têm alma. Agora, as Escrituras dizem que esses seres celestiais possuem espírito (Hebreus 1.14). Além disso, a alma está intimamente ligada às impressões humanas. Leia, por exemplo, a parábola do rico insensato (Lucas 12.13-21). A alma é o elemento imaterial das pessoas distinto do corpo (Apocalipse 6.9).

Reiterando o que eu disse acima: mostre-me um versículo bíblico que prove que os anjos possuem alma.

Da próxima vez, anônimo (a), favor colocar o seu nome, pois, do contrário, não irei responder possíveis questões levantadas.

João Paulo M. de Souza

reinevaldo conceição disse...

Meu nome é Reinevaldo eu também tenho algumas duvidas sobre isso e queria aprender mais um pouco a Bíblia diz:

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

João 4:24

e depois diz: Mas O JUSTO VIVERÁ DA FÉ; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele."(Hb. 10:38)

então porque Deus é espirito e tem alma e os anjos não?

João Paulo Souza disse...

Irmão Reinevaldo, boa pergunta.

Lembremos que Deus é formado por três Pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, certo? O sentido de "alma" em Hebreus 10.38 refere-se a tudo aquilo que está intimamente ligado à própria pessoa. Neste sentido, o termo alma relaciona-se à Pessoa de Deus e não à pessoa do homem com sua natureza decaída. Se considerarmos que Deus possui alma, visto que esta sempre está relacionada à vida terrena, destituímos a divindade de Deus, dando-lhe um aspecto humano. O que não é verdade (2 Coríntios 3.17). Ademais, quando falamos de "espírito", é imprescindível que o relacionemos com o sobrenatural (neste caso, Deus); ao passo que a "alma" atrelar-se-á sempre a aspectos terrenos. Em 1 Coríntios 15.45, está escrito: "O primeiro homem, Adão, foi alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante". Veja agora o contraste entre o Adão (humano) e o "Adão" Jesus Cristo (Deus). O primeiro é alma; o segundo, por sua vez, é espírito.

Espero ter ajudado.

Unknown disse...

Esse é um assunto complexo, por que alma e uma coisa e espírito e outra. A alma vem do latim Anima, e é aquilo que da movimento ao corpo que permite controlar o físico. O espírito e o que faz de cada um ser como é, Exemplo Espírito jovial ou espírito de porco... por que o espírito e que da personalidade que diferencia uns dos outros!!!! Quando Deus nos criou pensou em tudo!!!!