quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Alguns bons conselhos de Pedro



O apóstolo Pedro ensina, pelo Espírito, à Igreja um bom caminho. Os bons conselhos que são ministrados pelo homem de Deus são profícuos e dignos de serem levados a sério. Leiamos e meditemos com vagar.

"Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro" (1 Pe 1.22)

Purificando a vossa alma pelo Espírito Santo. O homem só pode ser limpo espiritualmente por intermédio do Espírito de Deus (Jo 20.22). Como a própria expressão de seu nome diz que Ele é Santo, ou seja, puro, os homens podem ser purificados por sua ação. "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" (1 Co 3.16).

Obediência à verdade. Todo crente é orientado por Deus a ser verdadeiro (Sl 15). Sem a verdade não existe vitória genuína (Jo 14.6; 15.5). "Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade" (2 Co 13.8). O próprio Cristo disse: "Eu sou a verdade" (Jo 14.6).

Amor fraternal, não fingido. Se o apóstolo diz "não fingido" é porque, no meio do povo cristão, existem pessoas inconversas, pessoas que professam a fé, mas as suas obras não avalizam o que dizem. Observemos o que está escrito em Romanos 12.9: "O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem".

Amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro. Não basta simplesmente amar, devemos amar "ardentemente" os nossos irmão em Cristo. Jesus deixou-nos um difícil, mas possível legado: "Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus" (Mt 5.44).

No Senhor,

João Paulo M. de Souza

Nenhum comentário: