terça-feira, 3 de agosto de 2010

Dos filhos de Jacó, quem recebeu a primogenitura?

Segundo as Escrituras, Jacó teve doze filhos. Por ordem: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim. Estes foram os filhos do patriarca, afora uma filha, Diná, filha de Leia (Gn 30.21; 34.1), que mais tarde pecaria com  Siquém, filho de Hamor (Gn 34.2, 5).

De acordo com a tradição judaica, o primeiro filho ou primogênito deveria herdar porção dobrada de tudo quanto o seu pai possuía, por ser "o princípio da força" deste, mesmo sendo filho da mulher aborrecida (de quem o pai gostasse menos, Dt 21.17, NTLH). Em suma, primogenitura era a prioridade de idade entre irmãos e irmãs.

A pergunta em questão parece fácil de ser respondida, mas, na verdade, não o é. Naturalmente, Rubén seria o mais cotado ou garantido a receber duas vezes mais do que seus irmãos, todavia não foi isso que aconteceu. Devido a uma fornicação incestuosa, pois o mesmo "deitou-se com Bila, concubina de seu pai" (Gn 35.22), ele acabou perdendo seus direitos de primogênito. Perdeu permanentemente  a posição de liderança e de herdeiro honrado dentre seus irmãos (Gn 49.3, 4). 

Por causa da falha moral de Rúben, a "coroa" de primogenitura despencou de sua cabeça e foi parar, conforme 1 Cr 5.1, na cabeça dos filhos de José: "Quanto aos filhos de Rúben, o primogênito de Israel (porque ele era o primogênito, mas, porque profanara a cama de seu pai, deu-se a sua primogenitura aos filhos de José, filho de Israel; para assim não ser contado na genealogia da primogenitura. Porque Judá foi poderoso entre seus irmãos, e dele provém o príncipe; porém a primogenitura foi de José)".

Em Cristo,

João Paulo M. de Souza

3 comentários:

Ivan Paulino disse...

Com todo respeito ao nobre irmão, não concordo com o parecer! Vejamos alguns detalhes: Repare nas palavras de Jacó ao abençoar cada filho e analise a qual ele abrilhanta mais(Gn 49), vemos que a Juda(v8)a que daria isso, creio que Jacó direcionado pelo Espírito Santo, assim como foi quando abençoou os filhos de José, assim o fez por Juda ter conquistado essa posição no mundo espiritual quando oferece sua vida pela vida de seu irmão (Gn44).

João Paulo Souza disse...

Irmão Ivan Paulino, antes de mais nada, agradeço por sua importante visita.

Quanto ao seu argumento, ele não me convenceu, pois está "explícita" a declararão de que José ficou com os direitos de primogenitura. Apesar de Judá ter sido o mais poderoso de seus irmãos e dele ter vindo o Cristo, a Bíblia afirma que "os direitos de filho mais velho foram dados a José" (1 Crônicas 5.2, NVI). Dizer diferente disso, seria forçar a Bíblia dizer o que Ela, de fato, não diz.

Em Cristo,

João Paulo Souza

Star Almeida disse...

Ola! percebo claramente que a primogenitura foi para José, está claro na Bíblia. O que não percebo é por que então Jesus veio de Judá, se ele não era o primogénito. Então o Messias não precisava vir do primogenito? Certo?