segunda-feira, 26 de abril de 2010

O que é ser verdadeiramente humilde segundo a Bíblia?


Nos tempos hodiernos, muitos pensam que uma pessoa humilde é apenas aquela que anda maltrapilha, que é desfavorecida social e economicamente. Se bem que os léxicos correntes trazem no seu bojo essa verdade, como sendo uma de suas acepções, à luz de Salmo 147.6, ser humilde significa aderir uma postura mental de inferioridade, isto é, o oposto do orgulho.

O apóstolo Paulo aconselhou os irmãos filipenses a seguirem o caminho da humildade, quando disse: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo” (Fl 2.3). No verso quatro deste mesmo capítulo, ele diz: “Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros”. Ademais, ele mesmo afirmou aos tessalonissenses: "Não buscamos glória dos homens, nem de vós, nem de outros, ainda que podíamos, como apóstolos de Cristo, ser-vos pesados" (2.6)

O próprio Jesus Cristo, conforme registra Filipenses 2.6-8, externou um nobre exemplo:

“... sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz.”

Hoje, o Mestre aconselha-nos a segui-lo (Jo 8.12; 13.15) e, principalmente, a aprendermos com Ele o que é realmente a humildade (Mt 11.29). Por isso, sigamos as suas pisadas, andando como Ele andou (1 Jo 2.6).

Em Jesus,

João Paulo M. de Souza

3 comentários:

jucilene disse...

Que bom pastor que o senhor tem noção do que é ser humilde, pois hoje a maioria dos patores querem ser o próprio Deus, usufuir da glória do seu reino até mesmo da sua autoridade, não seguem o exemplo de cristo que deu a sua própria vida mas a maioria quer a magestade de Deus sentar em trono de ouro e se acham, na verdade na minha opnião não passam de ipócritas e falsos profetas...

Anônimo disse...

muito obrigada ... gloria a Deus..

Ricardo Ferreira disse...

É verdade ser humilde é assim!